Atualidades
2007  |  2008  |  2009  |  2010  |  2011  |  2012  |  2013  |  2014  |  2015  |  2016  |  2017  |  2018
Potencial alvo terapêutico no tratamento do cancro
2013.12.27
Investigadores do Southwestern Medical Center desenvolveram um tratamento eficaz para a destruição de células cancerígenas, em ratinhos, com tumores malignos da bainha dos nervos periféricos (MPNSTs), um tipo mortal e raro de cancro nos tecidos moles, através da inibição de uma proteína-chave envolvida no seu crescimento.
Novos avanços em estudos genéticos associados à artrite reumatóide
2013.12.27
Um estudo internacional, realizado por investigadores dos EUA e Japão, revela novos dados relacionados com a biologia da artrite reumatóide, fornecendo provas de que, os estudos genéticos de larga escala podem auxiliar na identificação de novos fármacos.

Aminoácidos e lesão cerebral traumática
2013.12.13
Investigadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, verificaram que é possível corrigir danos no cérebro associados a problemas de memória, aprendizagem e de sono que são provocados por situações de lesão cerebral traumática. Este estudo foi realizados em modelos animais, no entanto é uma descoberta importante para ajudar os milhares de pessoas que sofrem destes problemas após uma lesão cerebral.
Deteção de biomarcadores genéticos associados ao suicídio
2013.12.13
Novos estudos, realizados por investigadores do Max Planck Institute of Psychiatry, permitiram desenvolver um novo teste, importante para detetar o risco de suicídio em pacientes tratados com antidepressivos, através da presença de biomarcadores genéticos.
Células nervosas do estômago e ingestão de alimentos
2013.12.6
Investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, verificaram que as células nervosas do estômago atuam como um relógio circadiano, limitando a ingestão de alimentos em momentos específicos do dia.
Monóxido de carbono com propriedades benéficas no tratamento do cancro
2013.12.6
Investigadores do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC) demonstraram, pela primeira vez, que o monóxido de carbono (CO) apresenta um papel importante no tratamento do cancro.
Sonda química pode determinar dosagem de nanofármacos
2013.11.22
Um estudo recente, publicado no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics , demonstra que o desenvolvimento de uma sonda para medir a função imunitária do organismo pode permitir administrar medicamentos através de nanopartículas, com doses mais precisas e individualizadas, a pacientes com cancro.
Obesidade e alteração do sentido do paladar
2013.11.22
Um estudo recente revela que a obesidade pode alterar a forma como as células gustativas da língua reagem aos diferentes sabores dos alimentos. Este estudo foi publicado na revista PLoS ONE.
Pressão arterial elevada pode prever a perda de memória
2013.11.15
Um estudo recente demonstrou que pessoas de meia-idade com pressão de pulso elevada são mais propensas a apresentar biomarcadores da doença de Alzheimer no líquido cefalorraquidiano (LCR). Este estudo foi publicado na revista Neurology .
Potencial tratamento novo para a septicemia
2013.11.15
Um estudo realizado por investigadores da Universidade do Canadá sugere que a proteína recombinante humana Anexina A5 apresenta potencial terapêutico para o tratamento da septicemia. Este estudo foi publicado na revista Critical Care Medicine .
Peptídeo derivado do leite de vaca com potencial para matar células cancerígenas
2013.11.8
Um peptídeo derivado do leite de vaca, conhecido como lactoferricina B25 (LFcinB25), apresenta uma elevada capacidade para promover a morte de células cancerígenas do estômago humano em cultura, podendo vir a ser utilizado como um agente terapêutico para o cancro do estômago, resultados obtidos de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Taiwan, publicado no Journal of Dairy Science .
Benefícios de mirtilos selvagens para a saúde
2013.11.8
Investigadores da Universidade do Maine (Estados Unidos) realizaram um novo estudo que demonstra que, o consumo regular de mirtilos selvagens pode ajudar a melhorar ou prevenir patologias associadas à síndrome metabólica, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes. Este estudo foi publicado na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism .
Descoberto gene que promove a formação de sinapses no cérebro
2013.11.1
Investigadores da Universidade Johns Hopkins verificaram que, um gene específico, já anteriormente implicado em distúrbios da linguagem humana e epilepsia, é fundamental para a formação de sinapses em ratinhos.
Emoções e comportamento canino
2013.11.1
Investigadores italianos demonstraram que, os cães respondem de maneira diferente, quando movimentam a cauda para a direita ou para a esquerda, sendo esse movimento interpretado pelos seus companheiros caninos.
Conversão de dióxido de carbono a partir de nanopartículas de ouro
2013.10.25
Investigadores da Universidade de Brown, conseguiram converter o dióxido de carbono (CO2), um gás com efeito de estufa, em combustível ou produtos químicos úteis, através da utilização de nanopartículas de ouro. Os resultados foram publicados no Journal of the American Chemical Society .
Produção artificial de diferentes tipos de tecidos
2013.10.25
Investigadores do Instituto de Fraunhofer for Interfacial Engineering and Biotechnology (IGB) através de novos avanços na tecnologia de impressão conseguiram produzir diferentes tipos de tecidos. Um avanço importante para responder, no futuro, à falta de órgãos e tecidos para transplante.
Transplante de células estaminais do intestino
2013.10.18
Investigadores da Universidade de Cambridge e Copenhaga, conseguiram reparar os danos provocados pela doença inflamatória intestinal, em modelos animais, através do transplante de células estaminais intestinais. Os resultados abrem caminho para novas terapias regenerativas, em doentes com doença inflamatória intestinal.
Humanos e chimpanzés: diferenças complexas na regulação dos genes
2013.10.18
Investigadores da Universidade de Chicago descobriram que os níveis de expressão do RNA mensageiro (mRNA), considerado durante muito tempo, um barómetro para as diferenças na regulação dos genes, não refletem, muitas vezes, as diferenças observadas na expressão de proteínas, assim como a função biológica entre humanos e chimpanzés. O estudo foi publicado na revista Science .
Ingestão de polifenóis associado à longevidade
2013.10.11
Investigadores do Department of Nutrition and Bromatology da Universidade de Barcelona associam, pela primeira vez, a elevada ingestão de polifenóis à redução de 30% da taxa de mortalidade em adultos mais velhos. Este estudo é o primeiro a avaliar a ingestão total de polifenóis na dieta, utilizando um biomarcador nutricional e não apenas um questionário de frequência alimentar. O estudo foi publicado no Journal of Nutrition .
Pensamentos negativos são influenciados pela informação genética
2013.10.11
Um grupo de investigadores da Universidade de British Columbia demonstrou, que algumas pessoas apresentam uma elevada predisposição genética para desenvolver pensamentos e memórias negativas, devido à presença de uma variação genética no gene ADRA2B. O estudo foi publicado na revista Psychological Science .
Técnica inovadora identifica variações genéticas envolvidas no desenvolvimento de cancro
2013.10.7
Um grupo de investigadores desenvolveu, um método eficaz, que permitiu detetar a presença de cerca de 100 variações genéticas, presentes na região não codificante do ADN, que estão envolvidas no desenvolvimento de vários tipos de cancro, como o cancro da mama e o cancro da próstata. O novo método foi descrito na revista Science.
Influência do consumo de cafeína no desenvolvimento do cérebro
2013.9.27
Um estudo recente demonstrou que modelos animais (ratos jovens) submetidos ao consumo de cafeína apresentavam atrasos nos processos de desenvolvimento e maturação cerebral. Este estudo realizado por investigadores do Centro de Neurociência de Zurique foi publicado na revista PLoS ONE.
Alzheimer, uma doença a lembrar…
2013.9.20
Dia 21 de setembro – Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer
Molécula de açúcar específica induz desenvolvimento de células cancerígenas
2013.9.20
Investigadores da Universidade de Copenhaga, em colaboração com um grupo de investigação de Singapura demonstraram que moléculas de açúcar imaturas na forma de O-glicanosincompletos promovem as propriedades de crescimento das células cancerosas.
Dor severa causada pela anemia falciforme pode diminuir com arginina
2013.9.20
Um estudo clínico recente revelou que, episódios de dor aguda em pacientes com anemia falciforme podem ser minimizados através de um tratamento com arginina, que pode ser seguro e muito menos dispendioso. A arginina é um aminoácido presente numa dieta normal e em suplementos nutricionais.
Pacientes com Alzheimer apresentam diferenças na base molecular da doença
2013.9.13
Um estudo, publicado na revista Cell, demonstrou, a existência de diferentes estruturas moleculares do peptídeo beta-amiloide (Aβ), em pacientes com doença de Alzheimer, que podem estar relacionadas com diferenças no historial clínico e nos graus de danos cerebrais. Os resultados abrem caminho para novas estratégias específicas para o doente, no melhoramento do diagnóstico e tratamento da doença.
Técnica inovadora na cirurgia de tumores cerebrais
2013.9.6
Investigadores, da Universidade de Michigan Medical School and Harvard, desenvolveram uma tecnologia inovadora, baseada em laser, que apresenta uma elevada precisão, na realização de cirurgias em casos de tumor cerebral. Este método permite, com elevada resolução, a diferenciação entre tecido cancerígeno e tecido saudável.
Ação benéfica dos brócolos na saúde das articulações
2013.9.2
Investigadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, demonstraram que a presença de um composto, denominado sulforafano, presente nos brócolos, pode ser importante na prevenção, ou na paragem da progressão da forma mais comum de artrite, a osteoartrite.
Aumento da suscetibilidade das células cancerígenas à quimioterapia
2013.9.2
Investigadores da University of Liege Sart-Tilman, na Bélgica, descobriram que, é possível aumentar a suscetibilidade das células cancerígenas à quimioterapia e a outros tratamentos, através da diminuição de uma proteína específica, responsável pelo comprimento dos telómeros.
Mutações herdadas por via materna podem afetar o processo de envelhecimento
2013.8.23
Investigadores demonstraram que, o envelhecimento não é apenas determinado pelo aparecimento de mutações ao longo da vida, mas também é influenciado pela presença de mutações no ADN mitocondrial (ADNmt) herdado da mãe. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature .
Vacina com elevado efeito protetor contra a malária
2013.8.9
Ensaios clínicos, de fase inicial, demonstraram a existência de uma vacina, denominada por PfSPZ (Plasmodium falciparum sporozoites) , com elevada segurança e com capacidade para produzir uma resposta imunitária, oferecendo proteção contra a infeção da malária, em adultos saudáveis. O estudo foi publicado na revista Science .
Ação benéfica do chocolate na saúde do cérebro
2013.8.9
Investigadores verificaram que, o consumo de duas chávenas de chocolate quente por dia, pode ajudar as pessoas mais idosas a manter o cérebro saudável e as suas capacidades de pensamento nítidas, o estudo foi publicado no medical journal of the American Academy of Neurology.
Potencial de células estaminais presentes na urina
2013.8.2
Investigadores, do Instituto Wake Forest Baptist Medical, identificaram células estaminais na urina que podem ser diferenciadas em vários tipos de células.
Tratamento do cancro com indução de células estaminais do intestino
2013.8.2
Um grupo de investigadores descobriu um mecanismo que preserva o trato gastrointestinal, em ratos submetidos a doses letais de quimioterapia e radioterapia. Os resultados foram publicados na revista Nature e, no futuro este mecanismo pode revolucionar o tratamento do cancro.
Bacteriófagos para combater “superbactérias”
2013.7.26
Um grupo de investigadores está a estudar uma forma de combater as infeções provocadas por Clostridium difficile , acreditando que desta forma podem ajudar a superar o problema crescente de “superbactérias” resistentes a antibióticos em meio hospitalar.
Técnicas de tratamento de água, ecológicas e inovadoras
2013.7.22
Um dos problemas mais cruciais que afeta o mundo atualmente é a escassez de água potável e deverá agravar-se no futuro, devido ao seu consumo excessivo, à falta de métodos de conservação e à diminuição da fonte natural de água potável, mesmo em países com importantes recursos hídricos.
Uma nova esperança no tratamento de cancro
2013.7.12
Uma investigação, publicada recentemente, apresenta resultados inovadores com potencial para o tratamento de cancro, que permite que as células saudáveis do organismo se mantenham intactas e só se destruam as células cancerígenas, ao contrário de terapias convencionais, como a radioterapia.
Proteína humana pode prevenir a morte celular em osteoartrite
2013.7.12
Um grupo de cientistas descobriu uma proteína produzida naturalmente no nosso organismo, a urocortina, que pode ter um contributo relevante no tratamento da osteoartrite, pois protege a destruição das células nas articulações.
Nova esperança para uma doença rara neurodegenerativa
2013.7.5
O Síndrome de Sanfilippo tipo A, também designado Mucopolissacaridose tipo IIIA (MPSIIIA), é uma doença neurodegenerativa causada por mutações no gene que codifica a enzima sulfamidase. Mutações neste gene, levam a deficiências na produção desta enzima, que é essencial para a degradação dos glicosaminoglicanos, que são componentes fundamentais do tecido conjuntivo.
Estratégias para evitar os efeitos secundários dos antibióticos
2013.7.5
Um grupo de investigadores descobriu porque é que, o tratamento a longo prazo com muitos antibióticos de uso comum, pode causar efeitos colaterais e, apresentou duas estratégias simples que, podem ajudar a evitar essas reações adversas.
Eliminação de resíduos no cérebro pode ser a chave para o tratamento de doenças neurológicas
2013.6.28
Investigadores da University of Rochester Medical Center, apontam para um sistema responsável pela eliminação de resíduos no cérebro, recém-descoberto, como uma nova ferramenta potencialmente poderosa para o tratamento de distúrbios neurológicos, como a doença de Alzheimer. Os investigadores acreditam que algumas patologias podem surgir devido ao ineficiente trabalho deste sistema.
Nanopartículas de ouro responsáveis pelo aumento da resposta imunitária
2013.6.28
Investigadores, dos EUA, desenvolveram um novo método de vacinação que utiliza nanopartículas de ouro para simular um vírus e transportar proteínas específicas para as células imunitárias do organismo.
Ácido hialurónico, responsável pela resistência do rato-toupeira ao desenvolvimento de cancro
2013.6.24
Um grupo de investigadores, da Universidade de Rochester, dos EUA, descobriu a substância química responsável pela resistência do rato-toupeira ao desenvolvimento de cancro. As descobertas podem levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para o cancro em pessoas.
Dispositivos tridimensionais na deteção de partículas prejudiciais na água e nos alimentos
2013.6.24
Investigadores, dos EUA, desenvolveram uma nova técnica de microfabrico para a produção de uma microestrutura tridimensional para a deteção de partículas na água e nos alimentos.
Patalogias provocadas pelo stresse podem ser transmitidas de pai para filho
2013.6.14
Um estudo pré-clínico, realizado por investigadores da Universidade da Pensilvânia, demonstra uma ligação epigenética, nunca antes documentada, de doenças relacionadas com o stresse, como ansiedade e depressão, transmitidas de pai para filho. O estudo foi publicado no Journal of Neuroscience.
Importância do cacau no combate a inflamações relacionadas com a obesidade
2013.6.14
Investigadores dos EUA, demonstraram que o consumo de cacau pode ajudar pessoas obesas a controlar doenças relacionadas com a inflamação, como a diabetes, o estudo foi publicado no European Journal of Nutrition.
Sangue, presente da vida
2013.6.14
O Dia Mundial do Dador de Sangue (World Blood Donor Day - WBDD), assinala-se anualmente, no dia 14 de junho, este ano sob o lema "Oferecer o presente da vida: doar sangue".
Médicos preparam implante em seres humanos de vaso sanguíneo produzido por bioengenharia
2013.6.7
Uma equipa de médicos, dos Estados Unidos, realizou uma operação pioneira para implantar um vaso sanguíneo, obtido através da bioengenharia, no braço de um doente com insuficiência renal.
Mecanismo de atuação do VIH, responsável pela destruição das células do sistema imunitário
2013.6.7
Investigadores do National Institute for Allergy and Infectious Diseases, dos Estados Unidos, descobriram o mecanismo de atuação do VIH responsável pela destruição das células do sistema imunitário.
Ativação do sistema imunitário e o combate a tumores cerebrais
2013.6.4
Recentemente, os resultados de uma investigação mostraram que um dos tipos mais graves de tumores cerebrais, o Glioblastoma Multiforme (GM), poderá ser combatido pelo próprio sistema imunitário do paciente.
Novos métodos baseados em microesferas para detetar anticorpos anti-VIH
2013.5.24
A deteção de anticorpos anti-VIH é utilizada para diagnosticar a infeção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) denominada Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida (SIDA) e para o desenvolvimento de vacinas contra o VIH/SIDA.
Proteína relacionada com Doença de Huntington desativada com sucesso
2013.5.24
Um grupo de investigadores, desativou com sucesso a proteína Huntingtina (Htt) que se encontrava mutada no cérebro de ratinhos, com o objetivo de prevenir alguns sintomas em fase inicial, nomeadamente a depressão e a ansiedade, característicos da Doença de Huntington (DH).
Hidrogel para tratamento da diabetes tipo 1
2013.5.21
Internacionalmente, são vários os grupos de investigação que se dedicam ao desenvolvimento de uma terapêutica que possa levar à cura da diabetes tipo 1. Esta é uma doença crónica que ocorre quando as células produtoras de insulina presentes no pâncreas (Ilhéus de Langerhans - IL) produzem pouca ou nenhuma insulina, hormona que permite o transporte de glicose e de outros nutrientes para os tecidos, onde estes são convertidos em energia.
A propósito de plantas…
2013.5.10
Para dar resposta a esta problemática e porque acreditam que a energia “limpa” é a necessidade do século, um grupo de investigadores inspirou-se na natureza e estão atualmente a desenvolver uma nova tecnologia que torna possível a utilização de plantas para gerar eletricidade.
Complexo proteico existente no leite humano e eliminação de “superbactérias”
2013.5.3
Um complexo proteico encontrado no leite humano poderá ajudar a reverter a resistência a antibióticos de espécies bacterianas que causam pneumonia e outras infeções graves.
Fármaco com potencial para o tratamento da gripe
2013.5.3
Uma droga experimental tem-se mostrado bastante promissora, em estudos pré-clínicos, no tratamento da gripe, evitando a lesão pulmonar e mesmo a morte que pode ser causada pelo vírus responsável pela doença.
Mecanismo responsável pela inativação do gene supressor de tumor (p53) em melanoma metastático
2013.4.26
Um estudo realizado no Reino Unido descreve pela primeira vez o mecanismo responsável pela inativação da p53, proteína codificada pelo gene supressor de tumor TP53, em melanomas metastáticos. O estudo foi publicado na revista Cancer Cell.
Estímulos de alta frequência podem proteger a atividade cerebral contra a doença de Alzheimer
2013.4.19
Investigadores de Tel Aviv desenvolveram um grande avanço na compreensão dos circuitos cerebrais que regulam a formação do peptídeo β-amiloide na doença de Alzheimer. Os resultados foram publicados na revista Nature Neuroscience.
Investigadores compensam perda de memória em células neuronais
2013.4.19
Neurocientistas da Universidade do Texas Health Science Center em Houston (UTHealth) desenvolveram uma nova estratégia que, no futuro pode ajudar pessoas com perda de memória relacionada com distúrbios cerebrais, tais como a doença de Alzheimer.
O poder da música no cérebro
2013.4.12
Um novo estudo revela a atividade realizada no cérebro quando ouvimos uma música pela primeira vez e decidimos efetuar a sua compra. O estudo foi realizado no Instituto Neurológico de Montreal e publicado na revista Science.
Potencial alvo terapêutico para a diminuição do colesterol
2013.4.12
Investigadores da Universidade de Michigan identificaram um potencial alvo terapêutico para diminuir o colesterol, que no futuro poderá ser utilizado como terapia alternativa ou complementar às estatinas.
Investigadores isolam células estaminais adultas de tecido intestinal humano
2013.4.5
Pela primeira vez, investigadores da Universidade da Carolina do Norte isolaram células estaminais adultas do tecido intestinal humano, o estudo foi publicado na revista Stem Cells.
Tratamento por radiação elimina células cancerígenas evitando efeitos colaterais
2013.4.5
Investigadores da Universidade de Missouri, nos EUA, desenvolveram uma nova forma de radioterapia capaz de eliminar as células cancerígenas, evitando danos nas células saudáveis.
Novo teste de sensibilização da pele sem recorrer ao uso de animais
2013.3.28
Com o objetivo de reduzir os animais utilizados nos testes efetuados a novos componentes a introduzir em produtos cosméticos e a outros que poderão desencadear uma reação alérgica na pele do consumidor, um grupo de investigadores reuniu esforços e desenvolveu um teste sem utilização de animais, de elevada precisão, para estudos em sensibilização da pele.
Novo método para identificar os constituintes dos alimentos
2013.3.28
Um grupo de investigadores desenvolveu um procedimento altamente sensível e preciso para analisar quantidades de plantas, animais ou microrganismos presentes nos géneros alimentares.
Queres saber mais sobre a água?
2013.3.22
Hoje, para celebrar o Dia Mundial da Água, uma gotinha de água vai falar-te deste recurso tão precioso…
Mutações num gene essencial à proteção dos telómeros associadas à leucemia linfocítica crónica
2013.3.22
Um grupo de investigação revelou um novo mecanismo que pode contribuir para o desenvolvimento de vários tumores, incluindo a leucemia linfocítica crónica, tipo de leucemia mais frequente nos países ocidentais.
As microalgas poderão ser uma fonte rentável de biodiesel
2013.3.22
Um grupo de investigadores analisou o potencial de diferentes espécies de microalgas para a produção de biodiesel, comparando o seu crescimento, produção de biomassa e quantidade de lípidos produzidos por célula (essencial para a obtenção de combustível).
Dia da Árvore e dia Internacional das Florestas
2013.3.21
“Em nenhum outro património natural se exerceu com tão grande amplitude o poder destrutivo do homem… pouco a pouco os arvoredos desapareceram de milhões e milhões de hectares e enormes extensões de deserto, estepe, tundra e charneca vieram ocupar o lugar da floresta multimilenária.”
Joaquim Natividade, agrónomo e silvicultor
Mutações no gene VCP implicadas em várias doenças degenerativas
2013.3.15
Uma nova investigação demonstra que mutações individuais no gene VCP (Valosin Containing Protein), que codifica a proteína VCP, podem causar uma série de patologias degenerativas, incluindo Miosite de Corpos de Inclusão, Doença de Paget, Demência Frontotemporal e Esclerose Lateral Amiotrófica.
Deteção da bactéria Listeria monocytogenes poderá ser mais rápida
2013.3.15
Listeria monocytogenes é uma bactéria oportunista, intracelular, causadora de uma infeção de origem alimentar, conhecida como listeriose, que atinge pessoas em todo o mundo.
Novo caminho para o tratamento da Doença de Alzheimer?
2013.3.11
De acordo com um relatório de 2012 da Organização Mundial de Saúde, atualmente, a Doença de Alzheimer (DA) afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que deverá duplicar em 2030 (66 milhões) e triplicar até 2050 (115 milhões).
Formação de tumores a partir de células estaminais nos ovários
2013.3.11
Um grupo de investigadores dedicado ao estudo do cancro, encontrou células estaminais presentes nos ovários que podem sofrer mutações e resultar em neoplasias, vulgarmente designadas por tumores.
Imunoterapia com resultados promissores no tratamento e prevenção do cancro metastático
2013.3.1
Investigadores da University Massey Cancer Center da Virgínia através de estudos pré-clínicos de laboratório desenvolveram uma nova imunoterapia com elevado potencial para funcionar como vacina contra o cancro metastático, ou para ser utilizado em combinação com as terapias atuais nos tratamentos de cancro. Desta forma, ajudando na prevenção do desenvolvimento de novos tumores metastáticos e permitindo a formação de células especializadas do sistema imunitário para prevenir a reincidência do cancro
Nanopartículas em forma de bastonete aumentam a eficácia da quimioterapia em cancro da mama
2013.3.1
Investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, observaram que através da alteração da forma esférica para bastonete das nanopartículas, utilizadas em quimioterapia, é possível aumentar a eficácia dos fármacos utilizados no tratamento das células cancerígenas do cancro da mama.
Dia Mundial das Doenças Raras
2013.2.28
Na União Europeia uma doença é considerada rara quando a prevalência é inferior a 5 casos por 10 000 indivíduos, considerando o total da população da União Europeia. Embora esta taxa de prevalência pareça baixa, as doenças raras têm um enorme impacto do ponto vista ético e social.
Descoberto novo gene associado à formação de placas β-amiloide em doentes de Alzheimer
2013.2.22
Uma equipa de investigação liderada por investigadores da Escola de Medicina da Universidade Indiana, nos EUA, realizaram um estudo de combinação de dados genéticos com imagens cerebrais, com o objetivo de identificar novos genes relacionados com a acumulação de placas β-amiloide presentes em doentes com doença de Alzheimer.
Emulsões lipídicas de ómega-3 protegem o cérebro após um AVC
2013.2.22
Investigadores do Centro Médico da Universidade da Colômbia testaram uma emulsão lipídica rica em ácidos gordos ómega-3, com o objetivo de obter novos tratamentos para doentes que sofreram um acidente vascular cerebral.
Dieta restrita de proteínas retarda doença de Alzheimer
2013.2.15
A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central, os sintomas e alterações cerebrais passam pela perda de memória progressiva e irreversível, diminuição da capacidade de aprendizagem, dificuldade na linguagem e perda da capacidade motora. A etiologia multifatorial da doença não é totalmente conhecida, existindo apenas aspetos neuropatológicos e neuroquímicos característicos da doença.
Nanopartículas de silício reduzem tamanho de tumores do ovário
2013.2.15
Investigadores do Hospital Metodista da Universidade do Texas e de outras duas instituições testaram, em modelos animais, um tratamento que combinou RNA e nanopartículas. Esta combinação provocou uma redução do tamanho de tumores do ovário e ainda a paragem do crescimento do tumor em casos de resistência à quimioterapia. O estudo foi publicado na revista Clinical Cancer Research.
Combinação de fármacos destrói células do linfoma
2013.2.8
Pesquisas realizadas por investigadores do Centro Oncológico da Universidade Commonwealth da Virgínia sugerem que uma nova combinação de fármacos (ibrutinib e bortezomib) poderá representar uma terapia eficaz contra alguns tipos de cancro no sangue, incluindo o linfoma.
Nanocápsulas utilizadas na morte celular de células cancerígenas
2013.2.8
Uma equipa de investigação da Universidade de Califórnia elaborou um método de tratamento mais preciso e menos invasivo para a destruição de células cancerígenas. Os investigadores desenvolveram um escudo em nanoescala degradável para transportar proteínas para as células cancerígenas, impedindo o crescimento de tumores sem danificar as células saudáveis. O estudo foi publicado na revista Nano Today.
Novo alvo poderá travar o desenvolvimento de diversas patologias
2013.2.7
Um grupo de investigadores constatou que a interrupção de uma interação fundamental entre dois tipos de proteínas que ocorre em células cancerígenas inibe a sua disseminação, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento de cancro.
O efeito da quimioterapia pode ser potenciado por um gene
2013.2.7
A quimioterapia é um dos tratamentos mais comuns em pacientes com cancro. No entanto, são descritos efeitos secundários graves quando realizam o tratamento e uma grande proporção não responde positivamente ao tratamento.
Carros movidos a hidrogénio, uma realidade cada vez mais próxima?
2013.2.7
O hidrogénio apresenta um enorme potencial como combustível “amigo” do ambiente, no entanto a sua produção é bastante dispendiosa. Um grupo de investigadores encontrou recentemente uma forma de produzir hidrogénio através da natureza.
Peptídeo sintético para neutralizar bactérias resistentes aos antibióticos
2013.1.29
Um peptídeo sintético designado D-KLAKLAKKLAKLAK, mostrou-se eficaz a neutralizar um grupo de bactérias Gram-negativas resistentes a diferentes antibióticos, por trituração e por dissolução da bicamada lipídica membranar destas bactérias, que as protege da ação dos antibióticos.
Pacemaker cerebral para o tratamento da doença de Alzheimer
2013.1.29
Foi implantado pela primeira vez, no passado mês de outubro, numa paciente dos 10 que integram um estudo, um pacemaker cerebral que poderá ser, no futuro, a solução para o tratamento da doença de Alzheimer, melhorando a função cognitiva e comportamental de pacientes com esta patologia.
Identificada enzima envolvida no desenvolvimento de tumores cerebrais mortais
2013.1.21
Um dos tipos mais comuns e devastadores tumores cerebrais em adultos é o Glioblastoma Multiforme (GM). Mesmo com os mais recentes avanços em técnicas cirúrgicas, radiação e quimioterapia, estes tumores, que são bastante agressivos e invasivos, tornam-se resistentes ao tratamento e a sobrevivência média dos pacientes é de apenas 15 meses.
Desenvolvido novo método de diagnóstico cancro da mama hereditário e cancro do ovário
2013.1.21
Um protocolo baseado na análise genética e bioinformática tem-se mostrado muito eficaz como novo método de diagnóstico de, cancro da mama hereditário e cancro do ovário, com base no sequenciamento em massa dos genes BRCA1 e BRCA2.
Nova mutação genética relacionada com a esclerose lateral amiotrófica
2013.1.21
Uma nova mutação genética relacionada com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) foi identificada, sendo esta descoberta muito importante para o desenvolvimento de novas terapias.
Teste mais seguro e mais eficaz na deteção de alterações cromossómicas no feto
2013.1.11
Uma abordagem não invasiva de sequenciamento baseada na deteção de alterações cromossómicas no feto é mais segura e mais elucidativa, em alguns casos, do que os métodos tradicionais, de acordo com um estudo publicado no The American Journal of Human Genetics.
Mexilhões inspiram produção de um adesivo inovador
2013.1.11
Os mexilhões apresentam uma grande capacidade de adesão às superfícies aquáticas, onde se fixam e, na maioria dos casos estes são locais de grande agitação marítima.
Nas últimas décadas, os bioadesivos, os tecidos selantes e os agentes hemostáticos tornaram-se os produtos escolhidos para controlar hemorragias e promover a cicatrização do tecido após cirurgia.
Combinação de dois fármacos poderá retardar o desenvolvimento do carcinoma anaplásico da tiróide
2013.1.11
O carcinoma anaplásico da tiróide (CAT) é um tumor muito raro constituindo cerca de 5 a 10% dos tumores da tiróide, que normalmente atinge homens e mulheres com idades compreendidas entre os 60 e 70 anos. O seu prognóstico é inexoravelmente fatal, com sobrevida média de 3 a 7 meses. As escassas terapias disponíveis atualmente mostram-se ineficazes.
Melhorar a amplificação de ADN extraído de plantas “problemáticas”
2013.1.3
A reação de polimerização em cadeia (PCR - Polymerase Chain Reaction) é uma técnica muito utilizada em diversas áreas científicas para amplificação de sequências de ADN.
TFP5 mostra-se promissora no tratamento da Doença de Alzheimer
2013.1.3
Uma nova esperança surgiu nos resultados pouco animadores associados à Doença de Alzheimer (DA). Uma investigação publicada no FASEB Journal, edição de janeiro de 2013, sugere que uma pequena molécula denominada TFP5 resgata as placas e os emaranhados característicos que se formam no cérebro dos pacientes com DA, podendo restaurar assim a memória do doente.
  2018 © Centro de Ciência Júnior . Política de Privacidade powered by ponto.C | webdesign by walk