Atualidades
2007  |  2008  |  2009  |  2010  |  2011  |  2012  |  2013  |  2014  |  2015  |  2016  |  2017  |  2018
Novo método de ressonância magnética pode ajudar no diagnóstico da doença de Alzheimer
2012.12.28
Um estudo publicado na revista American Academy of Neurology aborda uma nova forma de usar a ressonância magnética (RM) no diagnóstico da doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer e a degeneração lobar frontotemporal (DLFT) têm muitas vezes sintomas semelhantes, mesmo que o processo subjacente à doença seja muito diferente.
Descoberta de três novas variantes genéticas associadas ao cancro colo-retal
2012.12.28
O cancro colo-retal é um dos carcinomas mais diagnosticados em todo o mundo, sendo as taxas particularmente elevadas nos Estados Unidos e em alguns países desenvolvidos. A genética desempenha um papel importante tanto no caso do cancro esporádico como familiar (hereditário). No entanto, apenas cerca de 6% dos casos de cancro colo-retal são explicados por variantes genéticas conhecidas, que conferem elevado risco de cancro colo-retal.
Desenvolvimento de um composto que reverte a doença hepática gordurosa
2012.12.20
Investigadores da Florida desenvolveram o primeiro composto sintético que consegue reverter os efeitos de uma condição metabólica grave conhecida como doença do fígado gorduroso, como o nome indica a doença envolve uma acumulação anormal de gordura no fígado.
Nova terapia hormonal pós-menopausa com efeitos positivos na prevenção de diversas doenças
2012.12.14
Investigadores da Wake Forest Baptist Medical Center concluíram uma investigação sobre uma nova terapia hormonal pós-menopausa, que consiste num tratamento eficaz para os sintomas da menopausa e para a prevenção da osteoporose, sem aumentar o risco de doença cardíaca ou cancro da mama.
Desenvolvimento de fármacos destinados a várias proteínas alvo
2012.12.14
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte e da Universidade de Dundee, no Reino Unido, desenvolveram uma forma de produzir fármacos eficientes e eficazes em várias doenças ao atingirem simultaneamente várias proteínas alvo.
Alternativas ao uso de animais em ensaios experimentais
2012.12.11
O uso de animais para fins científicos ou didáticos é de longe um dos temas mais polémicos e controversos que envolve a ciência. Animais como ratos, coelhos e cães são comumente usados desde o século XIX para estudos como, a compreensão de mecanismos envolvidos em determinadas doenças, desenvolvimento de fármacos, vacinas, etc.
Variação genética do ADN microbiano do intestino humano
2012.12.7
Num estudo publicado na revista Nature, é referido que o ADN microbiano existente no intestino varia de pessoa para pessoa, tal como acontece com o ADN humano.
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA
2012.11.30
A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Humana Adquirida) é uma doença do sistema imunitário provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
Cientistas identificam mecanismo biológico chave que desencadeia a Esclerose Múltipla
2012.11.30
Um grupo de cientistas definiu, pela primeira vez, um processo subjacente chave envolvido na Esclerose Múltipla (EM) – doença inflamatória que envolve a degeneração progressiva e irreversível das células nervosas no cérebro e na espinal medula, situação que leva o sistema imunitário a “atacar” as células nervosas.
Fármaco usado na cura do cancro mostra-se promissor na erradicação do VIH
2012.11.30
Um novo estudo publicado no Journal of Leukocyte Biology sugere que JQ1, um fármaco usado na cura do cancro, pode ativar o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), em período de latência, o que pode ajudar na sua erradicação.
Fenómenos chave envolvidos na fase inicial do processo de envelhecimento
2012.11.23
Pela primeira vez, um grupo de cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center definiu os principais fenómenos que ocorrem no início do processo de envelhecimento celular.
Porque resistem as bactérias aos antibióticos?
2012.11.19
Remonta a 1928 a descoberta casual do primeiro antibiótico, a penicilina, pelo bacteriologista escocês Alexander Fleming, que verificou a inibição de uma cultura bacteriana do género Staphylococcus pela ação de um fungo, posteriormente identificado como sendo do género Penicillium. A substância produzida por este fungo foi denominada, então, de penicilina.
Dia Mundial do Não Fumador - 17 de novembro
2012.11.16
O consumo de tabaco é um fator de risco importante para diversas doenças, em especial para as doenças do aparelho respiratório, aparelho cardiovascular e para diversos tipos de neoplasias.
Variante do gene TREM2 – fator de risco para a doença de Alzheimer
2012.11.16
Um grupo internacional de investigadores, liderado por uma cientista portuguesa, identificou uma variante de um gene que, aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.
Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro
2012.11.12
A Diabetes Mellitus, comummente designada por Diabetes, trata-se de um distúrbio metabólico que resulta de alterações endócrinas no metabolismo da glicose devido a mudanças na produção e/ou utilização da insulina produzida pelo pâncreas.
Interações de proteína chave envolvida em doenças neurodegenerativas
2012.11.9
Foi recentemente revelada a estrutura molecular de uma classe de enzimas, denominadas de c-Jun N-terminal (JNK), que interagiu com várias proteínas testadas. Esta interação poderá influenciar o desencadeamento de doenças neurodegenerativas e a resistência à insulina.
Diagnóstico de metástases do cancro da mama através do perfil lipídico
2012.10.26
Investigadores do Instituto de Biomédica de Bellvitge (IDIBELL) e do Instituto de Ciências Fotónicas (ICFO) têm colaborado no desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico que identifica a capacidade de metastização de células do cancro da mama. A análise baseia-se na caracterização do componente lipídico das células, permitindo a identificação de tumores malignos.
Descoberta de anticorpo anti-HIV - uma chave no desenvolvimento de novas vacinas?
2012.10.24
Um estudo realizado por investigadores do Centro para o Programa de Investigação em AIDS da África do Sul (CAPRISA) publicou no passado dia 21 de outubro, na revista Nature Medicine, um estudo que descreve uma mudança específica no revestimento exterior do HIV (Human immunodeficiency virus) em duas mulheres infetadas, permitindo-lhes produzir anticorpos que são capazes de neutralizar até 88% dos tipos de vírus.
Fóssil recentemente descoberto mostra que cérebro evoluiu antes do imaginado
2012.10.17
Resultante de uma colaboração internacional, foi publicado na revista Nature um artigo que dá a conhecer uma espécie fóssil de vertebrado que é a mais antiga a exibir um cérebro complexo e que pode resolver a polémica sobre a origem evolutiva do grupo dos insetos.
Vacina poderá ser a esperança para intolerantes ao glúten
2012.10.17
Uma vacina capaz de “curar” a intolerância ao glúten poderá vir a revolucionar a vida das pessoas que sofrem de doença celíaca, travando a reação adversa do organismo ao glúten, proteína presente no pão, nas massas, bolos e até nas salsichas, e possibilitando o seguimento de uma dieta normal.
Investigadora portuguesa testa fármaco com potencial para tratar doenças pulmonares
2012.10.17
Cristina Nogueira-Silva, investigadora da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, testou com sucesso um fármaco capaz de tratar malformações relacionadas com o crescimento do pulmão fetal. Estas malformações estão associadas a elevadas taxas de mortalidade nos recém-nascidos.
Dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação!
2012.10.15
No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, este dia é assinalado por vários países com o intuito de consciencializar a sociedade para aquilo que comemos, para a situação alimentar no mundo atual e para a forma como os alimentos são distribuídos e produzidos a nível mundial.
‘Sensitiser Predictor’ poderá substituir ensaios em animais
2012.10.10
Investigadores do Centro de Neurociências e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra desenvolveram um teste pioneiro para a deteção do potencial alergénico cutâneo de químicos (avaliação da sensibilização cutânea), que permite reduzir significativamente os ensaios em animais na indústria da cosmética.
Veneno da cobra Dendroaspis polylepis mais eficiente contra a dor que a morfina?
2012.10.10
O veneno da mamba-negra, Dendroaspis polylepis, a serpente mais venenosa de África, poderá ser mais eficaz que a morfina no combate à dor. Além disso, concluiu um grupo de investigadores franceses, a substância exerce as suas propriedades analgésicas sem que se verifiquem praticamente quaisquer efeitos secundários.
Implantes biodegradáveis encontram-se a ser testados
2012.10.10
Um grupo de cientistas das universidades de Illinois e de Tufts, desenvolveram um microchip biodegradável, que se dissolve no organismo onde for implantado, tendo já resultado desta invenção um artigo publicado na revista Science.
Descoberto novo método mais eficaz no diagnóstico da leucemia
2012.10.1
Um grupo de cientistas brasileiros e norte-americanos desenvolveu um novo método que permitirá uma maior rapidez e precisão no diagnóstico da leucemia, melhorando igualmente o conhecimento da resposta do organismo ao tratamento com recurso à quimioterapia.
Investigadores estudam modo de combater a acne com vírus
2012.10.1
Investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Pittsburgh estão a desenvolver um tratamento contra a acne com um vírus bacteriófago (igualmente denominado por fago). Este vírus é inofensivo para as pessoas mas naturalmente procura e destrói a bactéria Propionibacterium acnes, que provoca as incómodas e pouco estéticas borbulhas.
Equipa portuguesa envolvida na compreensão de doenças humanas
2012.9.25
José Belo, investigador do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural publicou, juntamente com um grupo internacional de investigadores, um estudo que pode ajudar a compreender a etiologia de determinadas doenças humanas (situs inversus, heterotaxias, doenças cardíacas congénitas, etc.) em que a distribuição interna dos órgãos está alterada ou danificada. Esta investigação pode contribuir para novos diagnósticos e tratamentos.
Novo teste para deteção de medicamentos falsos
2012.9.25
Um novo mecanismo que através de um teste simples consegue detetar analgésicos contrafeitos em menos de cinco minutos é a nova descoberta de um grupo de investigadores de duas universidades norte-americanas.
Consumo de pepinos-do-mar com potencialidade para reduzir doenças cardiovasculares
2012.9.25
Um estudo realizado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) mostrou que o consumo de pepinos-do-mar pode ajudar na redução da incidência de doenças cardiovasculares.
Encontrada nova espécie de macaco em África, Cercopithecus lomamiensis
2012.9.17
Foi descoberta na República Democrática do Congo uma nova espécie de macaco. Segundo os cientistas, em 28 anos é a segunda espécie de primata a ser identificada no continente africano. Nesta região este animal é conhecido como lesula. Os rios Congo e Lomani separam o habitat desta espécie dos seus parentes mais próximos.
Investigador luso apresenta primeira patente portuguesa na área das células estaminais
2012.9.17
Lino Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, acaba de apresentar a patente de uma tecnologia com células estaminais do sangue do cordão umbilical para o tratamento de feridas crónicas, com especial incidência nos doentes diabéticos.
Identificados genes envolvidos na forma do rosto humano
2012.9.17
Uma equipa de cientistas holandeses identificou cinco genes que estão envolvidos na definição da forma do rosto humano. Este estudo que envolveu quase 10 mil pessoas, poderá vir a fornecer informação valiosa para a investigação forense.
Primeiro olho biónico já foi implantado
2012.9.10
Uma equipa de cientistas australianos implantou o primeiro protótipo de olho biónico numa senhora, e explicaram que este importante acontecimento poderá devolver a visão a muitos cegos.
Filtro inovador que remove eficientemente óleo da água
2012.9.10
Um grupo de investigadores da Universidade do Michigan, nos EUA, desenvolveu um filtro capaz de separar o óleo da água recorrendo apenas à gravidade, não sendo necessária, por isso a utilização de produtos químicos. A invenção poderá, entre outras importantes utilizações, vir a ser usada para limpar os mares em caso de derramamentos de petróleo.
Bactéria modificada geneticamente para a produção de combustível
2012.9.10
Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) manipularam os genes da bactéria Ralstonia eutropha para obterem combustível, mais especificamente um tipo de álcool denominado isobutanol que pode substituir a gasolina ou misturar-se com ela.
Portugueses desenvolvem biorrefinaria para recuperar resíduos da indústria de laticínios
2012.8.28
O Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da Universidade do Minho, em parceria com a spin-off Biotempo – Consultoria em Biotecnologia, desenvolveu uma tecnologia pioneira que permite a recuperação e valorização dos resíduos da indústria de laticínios. Esta biorrefinaria transforma o soro do queijo em mais de uma dezena de produtos com valor acrescentado a serem utilizados em vários setores de produção, desde a alimentação à saúde, passando pela cosmética.
Investigador português envolvido em estudo com o objetivo de aumentar o efeito da quimioterapia
2012.8.28
Um cientista português ajudou a descobrir uma forma de tornar a quimioterapia mais eficaz no combate ao cancro, e de minimizar os seus efeitos secundários, segundo um estudo publicado na revista Cancer Cell.
Descobertas três espécies de trutas com cancro de pele
2012.8.14
Três espécies de trutas que vivem na Grande Barreira de Corais, na Austrália, apresentam sinais de cancro de pele. Nesta zona encontra-se o maior buraco na camada de ozono e o melanoma pode ser causado pela excessiva radiação ultravioleta.
Máscara transforma a energia gerada pela nossa respiração em energia elétrica
2012.8.14
Um designer brasileiro desenvolveu uma máscara que transforma a energia gerada pela respiração do utilizador em eletricidade, sendo capaz de recarregar pequenos aparelhos eletrónicos.
Bióloga portuguesa descobre a comunidade de invertebrados mais profunda do mundo
2012.8.14
A comunidade de invertebrados subterrâneos mais profunda do mundo foi descoberta pela bióloga Sofia Reboleira, da Universidade de Aveiro (UA), a 2140 metros de profundidade, numa gruta situada no Cáucaso ocidental.
Promissor cocktail de antibióticos para acelerar tratamento da tuberculose
2012.8.3
Os ensaios clínicos que testam uma nova receita composta por três antibióticos para combater a bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch) estão ainda na fase II mas os resultados são muito animadores.
Importantes avanços científicos para o tratamento da doença de Machado-Joseph
2012.8.3
Uma equipa de investigadores portugueses deu, recentemente, um passo relevante para o eventual tratamento da doença de Machado-Joseph (que causa graves dificuldades de movimento aos seus portadores) identificando a proteína e o mecanismo que atuam na progressão da patologia.
“Solar Bag” – O saco purificador de água através de raios solares
2012.8.3
O acesso à água potável, um bem essencial para todos, nem sempre é possível, particularmente em certos países africanos. Para combater este problema, Ryan Lynch e Marcus Triest desenvolveram um saco capaz de purificar água através dos raios ultravioletas (UV).
Estudo genético para melhorar a broa de milho
2012.7.23
Existem diferentes qualidades de broas de milho: branca, amarela ou escura. Este pão é feito com uma mistura de farinhas de milho e trigo ou milho e centeio (como a broa de Avintes), e levedura. Mas e se pudéssemos fazer uma broa apenas com farinha de milho?
Nova espécie de cobra descoberta no Camboja
2012.7.23
Uma nova espécie de cobra, que se alimenta de ovos, absolutamente inofensiva para os seres humanos, foi descoberta nas florestas do Camboja.
Por um lado, trata-se da descoberta de uma nova espécie, o que é sempre uma alegria para o mundo científico. Por outro, o facto de o réptil ter sido encontrado no Camboja e de ter sido estudado e descrito por investigadores locais, acaba por dar corpo ao renascimento da ciência no país.
Bactéria modificada presente no mosquito pode bloquear transmissão da malária
2012.7.23
Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu que bastava manipular geneticamente uma bactéria intestinal comum do mosquito do género anopheles para que o principal parasita da malária, Plasmodium falciparum, que mata mais de 800 mil pessoas por ano no mundo, muitas delas crianças e que se reproduz no mosquito, deixasse de conseguir sobreviver no sistema digestivo desses insectos.
Carrinho de compras português segue dono no supermercado
2012.7.16
O projeto português wi-GO, um carrinho de compras autónomo que segue o dono nos supermercados com o objetivo de apoiar pessoas com mobilidade reduzida e dificuldades de locomoção, alcançou o terceiro lugar numa das categorias da competição internacional Imagine Cup deste ano, promovido pela Microsoft.
Cápsula vídeo substitui colonoscopia
2012.7.16
Ao contrário dos rastreios frequentes dos cancros da mama, do útero ou da próstata, em que se pode detetar a doença na sua forma precoce, a colonoscopia, exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo, não se realiza com a regularidade que deveria não permitindo a deteção de um simples pólipo no intestino, que retirado a tempo, não se “transformaria” num cancro.
Mas afinal porque nos doem os escaldões?
2012.7.16
Um conjunto de investigadores americanos publicou on-line na revista Nature Medicine um artigo que contribui para esclarecer o mecanismo associado às queimaduras solares, vulgarmente denominadas escaldões.

Segundo os investigadores, a descoberta pode abrir caminho para, eventualmente, bloquear o processo inflamatório e ser aplicada a uma variedade de tratamentos.

Pomada inovadora para combater o cancro da pele
2012.7.6
Uma equipa de cientistas norte-americanos das áreas da dermatologia e da nanotecnologia está a desenvolver uma pomada que poderá vir a ser utilizada como terapia para o cancro da pele e outras patologias que afetam as células cutâneas.
Investigadores da Universidade de Aveiro descobrem novas espécies
2012.7.6
Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) descobriu quatro novas espécies animais durante um conjunto de campanhas levadas a cabo na Plataforma Continental Portuguesa. Estes seres, são vermes marinhos com uma forma muito simples e com poucas características morfológicas externas que permitam distingui-los.
Mais um genoma sequenciado, o do melão
2012.7.6
Depois do tomate, do pepino e outros frutos e vegetais, é agora apresentado o genoma do melão (Cucumis melo L.). O estudo, publicado na “Proceedings of National Academy of Sciences”, foi realizado por um consórcio espanhol de nove centros de investigação públicos e privados.
Folha de papel “especial”pode conservar produtos frescos durante mais tempo
2012.6.29
Os produtos alimentares frescos deterioram-se rapidamente, sendo que cerca de 25% do abastecimento mundial de alimentos é perdido por deterioração. A Fenugreen, uma companhia norte-americana pretende resolver este problema com uma inovação simples, o FreshPaper.
ADN pertencente ao humano mais antigo da pré-História encontra-se em estudo
2012.6.29
Uma equipa de cientistas espanhola obteve recentemente os primeiros resultados relativos a um genoma humano do Mesolítico. Os investigadores recuperaram parte do genoma e do ADN mitocondrial de dois indivíduos que viveram há 7 mil anos.
O poder da casca de maçã na redução da obesidade
2012.6.29
O ácido ursólico, substância natural presente na casca das maçãs, pode ajudar a queimar gorduras, prevenindo a obesidade e os problemas dela derivados, nomeadamente a diabetes ou o fígado gordo. As conclusões resultam de um estudo realizado pelos investigadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
Instabilidade do genoma mitocondrial associada a estruturas invulgares do ADN
2012.6.12
Cientistas da Universidade do Porto (UP) descobriram que as regiões do ADN mitocondrial mais suscetíveis a quebras, uma das principais causas de várias doenças genéticas, têm a capacidade de formar estruturas invulgares de ADN.
Reutilizar as cascas de ovo em prol do ambiente
2012.6.12
Portugal produz anualmente milhares de toneladas de resíduos de casca de ovo que não podem ser colocados em aterros. Com isto, a indústria de produtos de ovos depara-se constantemente com a dificuldade de não saber o que fazer com este subproduto animal.
Descodificado o genoma do tomate comum (Solanum lycopersicum)
2012.6.12
Um consórcio de cientistas (Tomato Genome Consortium) oriundos de 15 países conseguiu decifrar, após vários anos de investigação, o genoma do tomate comum (Solanum lycopersicum). Os investigadores obtiveram a sequência genética completa do tomate comum e da variedade selvagem Solanum pimpinellifolium. O assunto é capa do mais recente número da «Nature».
Consumo de vinho reduz risco de infeção de alimentos contaminados
2012.6.1
O vinho constitui um fator de redução do risco associado às toxinfeções provocadas pela ingestão de alimentos contaminados. Esta é a conclusão de uma investigação da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica do Porto, divulgada esta quarta-feira.
Novo método deteta vestígios de fármacos veterinários em alimentos de bebés
2012.6.1
Investigadores da Universidade de Almeria desenvolveram um método que permite detetar, em alimentos para bebés, vestígios de antibióticos, como a tilmicosina, ou drogas antiparasíticas, como o levamisol, fungicidas, entre outros, que são administrados aos animais e permanecem nos alimentos.
Vasos sanguíneos humanos a três dimensões criados em laboratório
2012.6.1
O sistema circulatório estende-se por todo o corpo, com o sangue a movimentar-se numa rede de veias, artérias, e vasos capilares. Leva oxigénio e nutrientes às células, transporta moléculas tóxicas que têm de ser expelidas e serve de meio de comunicação hormonal. É uma rede tridimensional que não pode falhar, mas que ainda não se compreende totalmente como funciona. Uma equipa de cientistas conseguiu agora criar uma rede de capilares humanos num suporte tridimensional, com sangue a fluir.
Descoberto gene importante para o desenvolvimento de contraceptivo masculino
2012.6.1
Uma equipa da Universidade de Edimburgo identificou um gene importante nas fases finais do desenvolvimento e maturação dos espermatozóides. Esta descoberta poderá permitir o desenvolvimento de um contraceptivo masculino sem igual.
Cientistas portugueses descobrem porque falha o coração
2012.5.25
A diminuição ou falta de comunicação entre células que altera o batimento do coração deve-se a um mecanismo agora descoberto por portugueses.
Uma equipa de investigadores de Coimbra identificou um novo mecanismo responsável por falhas de comunicação entre células do coração que pode estar na origem das doenças cardíacas.
Cancro do pâncreas: Jovem cria teste inovador
2012.5.25
Um jovem norte-americano de 15 anos concebeu um sensor inovador, feito de papel, que é capaz de detetar o cancro do pâncreas. O teste, aplicável tanto ao sangue como à urina, permite descobrir, sem custos e de forma muito mais rápida e eficiente do que o habitual, se o paciente acusa ou não, a doença.

Descoberta serpente com escamas afiadas
2012.5.25
Uma espécie muito peculiar de serpente marinha até agora desconhecida foi descoberta nas águas do norte da Austrália. Investigadores da Universidade de Adelaide explicam que este animal tem escamas afiadas e venenosas que permitem que se defenda de predadores como os tubarões-touro ou os crocodilos.
Investigadores transformam células de pele em células de coração
2012.5.25
Cientistas de Israel conseguiram transformar pela primeira vez células da pele de doentes coronários em células saudáveis do coração. Segundo os investigadores este é mais um passo para se desenvolverem tratamentos que possibilitem tratar doentes com as suas próprias células.
Diabetes do tipo 1 tratada em ratinhos
2012.5.25
A diabetes de tipo 1 é uma doença auto-imune incurável, em que vai ocorrendo a destruição progressiva das células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina (células beta-pancreáticas). A insulina é a hormona que regula a glicose sanguínea e o modo como esta entra nas células para ser utilizada como fonte de energia.
Implante ocular devolve visão a cegos
2012.5.25
Os primeiros testes do implante de retina em pacientes britânicos que sofrem de retinite pigmentosa, doença que destrói células da retina, foram bem sucedidos. A confirmação foi anunciada na semana passada pela empresa que desenvolveu o mecanismo, a Retina Implant AG. Os primeiros implantes deverão abranger, no total, 12 pacientes, e estão a decorrer em Londres, sob a orientação de Tim Jackson e, em Oxford, por Robert MacLaren, ambos cirurgiões óticos.
Planeta está "muito doente"
2012.5.25
O planeta está "muito doente" e os seus habitantes continuam a usar mais recursos do que a Terra pode produzir de forma sustentável, registando-se um declínio de 30% nos ecossistemas desde 1970.
Cientistas espanhóis conseguiram prolongar a vida de ratinhos com terapia genética
2012.5.25
Diversos estudos têm mostrado que é possível aumentar a longevidade de animais, incluindo de mamíferos, manipulando os seus genes na fase embrionária da vida. Porém, uma tal estratégia de “rejuvenescimento” é claramente impraticável no ser humano. Mas agora, Maria Blasco, do Centro de Estudo do Cancro (CNIO) espanhol, e colegas, mostraram que é possível obter o mesmo resultado em ratinhos adultos.
Descoberta baseada no vírus H1N1
2012.5.14
Todos os anos, é preciso tomar uma nova vacina para o vírus da gripe sazonal, porque ele sofreu entretanto modificações, que levam as vacinas anteriores a deixarem de ser eficazes. Uma equipa canadiana descobriu agora que a vacina de 2009 para o vírus H1N1, ou vírus da gripe suína, conseguiu desencadear a produção pelo sistema imunitário de anticorpos contra uma série de estirpes do vírus da gripe – incluindo o letal vírus da gripe das aves, ou H5N1.
Sangue da mãe permite saber sexo do bebé às quatro semanas
2012.5.14
Até agora, a ecografia ao quinto mês de gravidez era o meio mais eficaz para se saber o sexo do bebé. Um sistema agora desenvolvido pela empresa espanhola Mygen (associada ao Parque Científico de Madrid), permite ter essa informação muito mais cedo: à quarta semana de gestação.
Teste de sangue deteta cancro da mama anos antes
2012.5.14
Uma investigação pioneira, levado a cabo por uma equipa da Imperial College London, conseguiu detetar o risco de desenvolvimento de cancro da mama anos antes do seu aparecimento através de testes ao sangue. O estudo pode contribuir para uma deteção mais precoce seguida de tratamento e/ou prevenção da doença mais efetiva.
Antibiótico tetraciclina tem efeitos negativos transgeracionais
2012.5.7
Os efeitos nocivos do antibiótico tetraciclina podem passar de uma geração para a seguinte. Num artigo publicado na revista Nature, investigadores da Universidade do Nevada relatam que pseudoescorpiões machos tratados com este antibiótico sofrem de redução significativa da qualidade do seu esperma e passam os efeitos tóxicos para a sua descendência direta. Um efeito semelhante pode ocorrer noutras espécies, incluindo a humana.
Publicada a receita que tornou o vírus da gripe das aves transmissível entre mamíferos
2012.5.7
A receita, que permitiu criar em laboratório o vírus H5N1, foi publicada na revista Nature, depois de uma polémica de meses sobre se devia ou não ser divulgada. A equipa diz que pode ajudar a antecipar ocorrências de vírus na natureza com potencial pandémico.
Algas têm potencial para deter cancro do pâncreas
2012.5.7
O potencial anticancerígeno das algas é conhecido há algum tempo. Especialistas alemães descobriram que algas nativas do Mar Báltico poderão dar um contributo importante no combate ao cancro do pâncreas, inibindo o desenvolvimento celular.
Os fabulosos animais que a genética nos prepara
2012.5.7
De coelhos capazes de produzir medicamentos a salmões que crescem ao dobro da velocidade, e cabras cujo o leite produz seda. Dos EUA à China, os investigadores dedicam-se a cruzar espécies, e só esperam por uma autorização para as colocar no mercado.
Orégãos, o seu potencial para tratar cancro da próstata
2012.4.30
Para além do seu uso na alimentação, os benefícios dos orégãos para a saúde têm sido referenciados em diversos estudos.
Recentemente, investigadores da Long Island University (LIU), nos EUA, revelaram algo até agora desconhecido, indicando que um componente desta erva aromática tem potencial para tratar o cancro da próstata.
Químicos produzem molécula para detetar Alzheimer
2012.4.30
A PiB é uma molécula altamente sensível, baseada em Carbono-11, um isótopo que é produzido pela primeira vez em Portugal e que “tem um tempo de vida útil de apenas 20 minutos, exigindo assim que o exame clínico se realize exclusivamente em unidades que possuam um ciclotrão, como é o caso do Instituto Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS)”, afirma o responsável pelo ciclotrão e também professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Combater o cancro – a vacina mais desejada
2012.4.23
Recentemente, cientistas da Mayo Clinic e do Centro do Cancro da Universidade da Geórgia (EUA) apresentaram uma vacina capaz de atacar vários tipos de tumores. Em vez de atacar as células cancerígenas diretamente, esta vacina “treina” o sistema imunológico para o fazer, ajudando-o a distingui-las das células saudáveis através de uma proteína carregada pelos tumores, a MUC1, e a atacá-las. Um grupo de investigação do IPATIMUP tem também trabalhado sobre mucinas como a MUC1.
Cientistas portugueses criam microfígados em laboratório
2012.4.23
Qualquer medicamento passa pelo fígado, por isso é importante que haja testes que antecipem o resultado desta travessia feita por novos fármacos. Uma equipa portuguesa conseguiu, em laboratório, minúsculas estruturas de células hepáticas humanas com a mesma organização do fígado. Estes microfígados poderão ser utilizados para fazer estes testes.
A problemática da resistência aos antibióticos
2012.4.23
Em Portugal, existem estirpes de bactérias resistentes, praticamente a todos os antibióticos. Esta enorme problemática pode dever-se à inexistência de uma política para os antibióticos que evite o seu consumo indiscriminado, aumentando o nível de resistências quer a nível hospitalar como da comunidade, alerta Gabriela Jorge da Silva, investigadora responsável do estudo.
A NASA descobriu indícios de que os cometas poderão ter trazido a vida à Terra
2012.4.2
Uma equipa de investigadores da NASA descobriu novas evidências que apoiam a teoria de que a vida poderá ter chegado à Terra a bordo dos cometas.
Cancro da pele: vacina está a ser desenvolvida
2012.4.2
Investigadores da Mayo Clinic estão a desenvolver uma vacina contra o cancro da pele, através da utilização de ADN das células do melanoma humano e de um vírus, dá conta um estudo publicado na revista "Nature Biotechnology”.
Descoberta primeira mutação humana que dá vulnerabilidade à gripe
2012.4.2
Uma mutação no gene humano IFITM3 foi associada a uma maior vulnerabilidade a infeções virais, em particular à gripe. Um estudo publicado na revista Nature mostrou que a mutação era muito mais frequente em doentes graves hospitalizados devido à estirpe H1N1, durante a pandemia de 2009, do que na população normal. Foi a primeira vez que se encontrou um gene diretamente responsável pela vulnerabilidade a infeções.
“Efeito dominó” destrói a resistência de superbactérias aos antibióticos
2012.3.26
Foi através de um “efeito dominó” molecular que a equipa de Christopher Tan, dos laboratórios farmacêuticos Merck – que contou com a colaboração de investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) de Oeiras, liderados por Mariana Pinho –, conseguiu tornar o estafilococo áureo multirresistente (MRSA) novamente vulnerável aos antibióticos habitualmente utilizados contra ele.
Coimbra: Descoberta partícula mais leve de sempre
2012.3.26
Um investigador da Universidade de Coimbra (UC) identificou, recentemente, a partícula subatómica mais leve de sempre, que pode ser descrita como "uma bolha de sabão" e resulta das interações nucleares.
Estudo: Fósseis chineses podem pertencer a uma nova espécie de Hominídeo
2012.3.26
Uma equipa formada por cientistas australianos e chineses publicou recentemente um estudo que revela que a história dos humanos no Leste da Ásia é mais complexa do que se pensava.
Medicamento indicado para doenças cardíacas combate preconceito racial
2012.3.16
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriram que o medicamento propanolol, indicado para o tratamento de pessoas com doença cardíaca, também combate o preconceito racial.
HIV: Cientistas da UMa contribuem para melhorar fármacos
2012.3.16
Dois investigadores da Universidade da Madeira fizeram parte de uma investigação americana que permitiu a descoberta de duas classes de compostos resistentes às mutações do vírus HIV. O resultado do trabalho pode ter implicações significativas no prolongamento do efeito de medicamentos para o tratamento da SIDA.
Amoras silvestres portuguesas ‘ofuscam’ variedades comerciais
2012.3.16
As amoras silvestres nativas da flora portuguesa têm um efeito neuroprotetor superior ao das variedades disponíveis comercialmente, revela um estudo realizado pelo laboratório da Biologia da Doença e do Stress do ITQB/IBET, em colaboração com o James Hutton Institute, no Reino Unido.
Biodiversidade interna dos cancros sugere por que é tão difícil vencê-los
2012.3.16
Hoje em dia, o tratamento do cancro nos países desenvolvidos recorre cada vez mais à análise genética a uma amostra do tecido tumoral. O objetivo é não só obter um prognóstico mais acertado da evolução da doença, como também ajustar melhor o tratamento que se irá aplicar ao doente, uma vez que existem fármacos específicos contra os tumores que apresentam determinadas características genéticas.
SIDA: Cuba vai testar vacina contra o VIH este ano
2012.3.9
Cuba prepara-se para iniciar, este ano, estudos clínicos com o objetivo de testar em humanos uma vacina terapêutica contra o vírus VIH (vírus da imunodeficiência humana), causador da SIDA.
O desenvolvimento da vacina, denominada Teravac-HIV1, é da responsabilidade do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) do país e o fármaco deverá ser testado durante 2012 em cerca de 30 cubanos seropositivos, de acordo com a diretora de estudos clínicos da instituição estatal, Verena Muzio.
Sandro Alves recebe Prémio Pulido Valente Ciência 2011
2012.3.9
Sandro Alves, da Faculdade de Farmácia e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, recebeu hoje, em Lisboa, o Prémio Pulido Valente Ciência 2011 no valor de dez mil euros.
Cientistas portugueses criam Teste da Mulher
2012.3.9
Um teste inovador de deteção precoce do cancro do colo do útero vai ser lançado no mercado pela Infogene, uma empresa formada por investigadores da Universidade de Coimbra.
As mulheres portuguesas vão dispor pela primeira vez de um teste de autocolheita para alerta do cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente no sexo feminino a nível mundial. Chama-se “Teste da Mulher” e foi lançado no mercado pela Infogene a 8 de março (Dia Internacional da Mulher).
Cientistas portugueses têm mais uma pista sobre o poder da mente
2012.3.9
Usar o cérebro para controlar uma prótese que permita recuperar o movimento, ou quem sabe a visão, ou simplesmente reaprender a enviar um e-mail ou fazer uma chamada telefónica só com o cérebro são ideias que vão dando os primeiros passos para se tornarem reais.
Fundação Michael J. Fox financia investigação lusa
2012.3.5
A Fundação Michael J. Fox, criada pelo ator com o mesmo nome, atribuiu a Carlos Palmeira e Rodrigo Cunha, ambos investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), um Rapid Response Innovation Award – bolsa que financia projetos altamente inovadores e que revelem grande potencial na compreensão ou tratamento da doença de Parkinson.
Cancro: Portuguesa descobre possível inibidor de genes
2012.3.5
Lígia Tavares, uma jovem doutoranda e investigadora na Universidade do Porto (UP), é responsável pela identificação de um complexo molecular que silencia genes. A descoberta pode ser importante para o tratamento de doenças como o cancro.
Informação genética pode melhorar terapêutica da tuberculose
2012.2.24
Alguns doentes tratados com o medicamento mais potente e eficaz para tratar a tuberculose (isoniazida) desenvolvem lesões hepáticas graves ou mesmo irreversíveis.

Para tentar reverter este acontecimento, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) lidera um estudo pioneiro, a nível internacional, sobre a influência dos genes na capacidade do organismo em eliminar um medicamento.
Há necessidade de controlo de águas residuais pós-tratamento
2012.2.24
Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) publicou um artigo que sublinha a necessidade da implementação de normas em Portugal e na Europa que obriguem à quantificação de genes e bactérias multirresistentes a antibióticos após tratamento de águas residuais, contribuindo assim para evitar a sua proliferação no ambiente.
Seis em cada dez portugueses vive com níveis de ruído acima do recomendado
2012.2.17
Segundo a Direção Geral do Ambiente, mais de 60% da população portuguesa vive com níveis de ruído acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (mais de 55 decibéis), sendo que 19 por cento está mesmo exposta a barulho incomodativo (mais de 65 decibéis).
Cientistas rejuvenescem células de idosos
2012.2.17
Um grupo de cientistas franceses conseguiu transformar, com sucesso, células de pacientes idosos – todos com mais de 90 anos de idade – em células estaminais idênticas às que se encontram nos embriões humanos.
Fármaco já conhecido reduz sintomas da doença de Alzheimer em ratinhos
2012.2.17
Numa altura em que se estima que em Portugal existam entre 90 mil a 110 mil portadores da doença de Alzheimer, surge uma nova esperança.

Uma equipa de cientistas americanos utilizou um fármaco já conhecido – o bexaroteno, em ratinhos de laboratórios, de modo a eliminar as proteínas beta-amilóide que se acumulam no cérebro de forma a combater o Alzheimer.
População de atuns diminuiu 60% nos últimos 50 anos
2012.2.10
As populações de atuns e de espécies similares diminuíram 60% em todo o mundo no último meio século. O trabalho agora publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences” adianta que estas espécies têm sido exploradas quase até ao limite da sua sustentabilidade.
Seringa a laser portuguesa vence desafio mundial
2012.2.10
A LaserLeap, uma seringa a laser criada pelo investigador Carlos Serpa da Universidade de Coimbra, venceu o “Photonics West 2012”, um dos maiores encontros científicos do mundo na área da fotónica.
Dia 4 de fevereiro, é o “Dia Mundial da Luta Contra o Cancro”
2012.2.3
A data foi definida no ano 2000, pela União Internacional Contra o Cancro para oficializar a luta contra esta doença, na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.
Projeto europeu consegue reduzir desperdício energético das estufas
2012.2.3
Cientistas europeus conseguiram uma redução de 50% na quantidade de energia utilizada na produção de plantas cultivadas em estufa. O projeto financiado pela União Europeia – «Euphoros» – também reduziu o consumo de água e fertilizantes em 30% e pesticidas em 10%, mantendo os padrões de produção e retorno financeiro altos para os produtores.
ONU: Faltará 50% de comida em 2030
2012.2.3
A população mundial parece estar preparada para crescer dos sete mil milhões existentes atualmente para os quase nove mil milhões até 2040 e para o aumento do número de consumidores de classe média em três mil milhões nos próximos 20 anos.
Danúbio: Bulgária associa-se à Roménia no compromisso de conservar os esturjões
2012.1.30
O futuro parece mais risonho para estes peixes do tempo dos dinossauros agora que a proibição da pesca do esturjão na Bulgária inicialmente pelo prazo de um ano, vai ser prolongada para quatro, o que significa que a proteção que inicialmente foi assumida apenas pela Roménia é agora objetivo dos dois países em margens opostas do Danúbio.
Prevenção do cancro começa pela boca
2012.1.30
Há uma ligação direta entre o consumo da dieta mediterrânica e uma menor incidência de vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares, daí que uma equipa internacional de investigadores, liderada por Maria Paula Marques, da Unidade Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra (UC) tenha iniciado, há oito anos, estudos que permitissem identificar quais os compostos que possuem maior capacidade de eliminação de radicais livres nocivos (antioxidantes).
Tomate híbrido: o fruto perfeito
2012.1.30
O tomate que incluímos diariamente na nossa alimentação é, geralmente, saboroso e de cor viva, mas pouco resistente a temperaturas e tem um período de vida muito curto, caso não seja consumido em dias. No entanto, existe uma espécie selvagem duradoura, mas intragável.
Cirurgias em 3D já começaram a ser testadas
2012.1.30
As cirurgias em 3D já chegaram aos blocos operatórios, oferecendo aos médicos uma nova perspetiva do interior do corpo dos seus doentes, e que promete facilitar e tornar mais preciso o trabalho de muitos especialistas.
Algas podem ser alternativa ao carvão e petróleo
2012.1.30
Um grupo de investigadores dos EUA descobriu um método para transformar algas marinhas em etanol. Os cientistas acreditam, assim, que as algas podem ser uma verdadeira alternativa aos combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão.
Aplicação lusa identifica plantas pelo telemóvel
2012.1.23
Dois investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Raul Morais e António Crespi, desenvolveram uma tecnologia que permite identificar plantas através de um telemóvel. A aplicação é grátis e de fácil utilização e surgiu para alimentar os mais curiosos sobre a biodiversidade.
Células estaminais podem ajudar a atenuar diabetes
2012.1.23
As células estaminais de pessoas saudáveis podem ajudar a reeducar as células imunitárias de diabéticos tipo 1, reduzindo a quantidade de insulina de que necessitam diariamente, concluiu um estudo norte-americano.
Música ajuda a aliviar a dor e a ansiedade
2012.1.23
A música pode ajudar a aliviar a dor, especialmente em pessoas que sofrem de ansiedade. Os resultados são de um estudo da Univesidade de Utah, nos EUA, que demonstra que ouvir música contribui para reduzir o incómodo em situações dolorosas como, por exemplo, procedimentos médicos ou idas ao dentista.
Braga: Alunos do ensino secundário descobrem asteróide
2012.1.23
Um grupo de alunos da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, descobriu um asteróide até agora desconhecido no âmbito de um projeto internacional que envolveu uma colaboração com a Universidade Hardin-Simmons, no Texas, EUA.
Descoberta planta carnívora que enterra as suas folhas para capturar vermes do solo
2012.1.23
Existe uma planta numa região árida do Brasil que, utiliza as suas folhas subterrâneas, como armadilha para capturar nemátodes que são a sua fonte de nutrientes.
Estudo: Emissões de carbono podem atrasar a próxima idade do gelo
2012.1.13
De acordo com uma equipa internacional de cientistas, a próxima idade do gelo só se iniciará se a concentração de CO2 na atmosfera descer dos 390 ppm (partes por milhão) para os 240 ppm.
Desenvolvido material que absorve poluição
2012.1.13
Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveu um material inovador com grande potencial na absorção de dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera.
10 Exemplos que demonstram a qualidade da ciência Nacional em 2011
2012.1.9
Alguns exemplos do contributo nacional para o desenvolvimento e conhecimento científico.
Casca de laranja usada para produzir biocombustível
2012.1.9
Um grupo de especialistas da Universidade de São Paulo, em parceria com a Universidade de Córdoba, em Espanha, e a Universidade britânica de York, está a testar um método capaz de produzir biocombustível a partir de cascas de laranja, que poderá vir a ser mais um passo importante no caminho das energias limpas.
Peniche vai produzir energia a partir das ondas
2012.1.9
Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) estão a concluir a construção de um projeto-piloto para criação de energia elétrica através das correntes marítimas. Esta inovação, de tecnologia finlandesa, já foi testada em terra, e a sua inauguração está prevista para esta primavera.
Estudo pioneiro com células estaminais salvou duas crianças
2012.1.9
Um estudo da autoria de investigadores Chineses, recentemente publicado, descreve a primeira aplicação clínica em seres humanos de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical.
Porque somos mais gulosos quando fazemos dieta?
2012.1.9
Um estudo recentemente publicado na revista Nature Neuroscience elucida de que forma o cérebro regula as sensações de fome e apetite. Porque gostamos mais de guloseimas quando fazemos dieta para perder peso? Uma hormona explica: a leptina.
  2018 © Centro de Ciência Júnior . Política de Privacidade powered by ponto.C | webdesign by walk