Atualidades
2007  |  2008  |  2009  |  2010  |  2011  |  2012  |  2013  |  2014  |  2015  |  2016  |  2017  |  2018
Portugal associa-se à festa internacional das plantas
2011.12.27
Dia 18 de Maio de 2012 será o primeiro dia internacional do fascínio das plantas (Fascination of Plants Day). Em Portugal, a data é assinalada com uma série de eventos em espaços públicos como: teatros, cafés, praças centrais e parques, para que todas as pessoas reflitam sobre a importância das plantas.
Investigadores procuram aumentar eficácia da administração oral de insulina
2011.12.27
Uma equipa internacional de investigadores, coordenada pelos portugueses António Ribeiro e Francisco Veiga, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, desenvolveu uma tecnologia importante para que a administração oral de insulina possa vir a ser uma realidade terapêutica para a Diabetes.
Material inspirado no revestimento dos invertebrados é potencial substituto do plástico
2011.12.19
O "Shrilk", criado por cientistas da Universidade de Harvard, tem uma estrutura semelhante à da cutícula que cobre o corpo de aranhas e insetos, podendo ser rígido mas também elástico. O facto de ser produzido a partir do revestimento de crustáceos e biodegradável torna-o ideal para o fabrico de alternativos aos sacos do lixo ou embalagens feitos de plástico.
Porque somos mais gulosos quando fazemos dieta?
2011.12.19
Um estudo recentemente publicado na revista Nature Neuroscience elucida de que forma o cérebro regula as sensações de fome e apetite. Porque gostamos mais de guloseimas quando fazemos dieta para perder peso? Uma hormona explica: a leptina.

Teste neuroquímico deteta precocemente doença de Alzheimer
2011.12.19
Realizar testes bioquímicos que detetam precocemente e com precisão a doença de Alzheimer é o que se propõe a 2CTech, uma “spin-off” do Centro de Biologia Celular (CBC) da Universidade de Aveiro (UA), criada pelas investigadoras Odete Cruz e Silva e Margarida Fardilha.
Margarida Fardilha, coordenadora do Laboratório de Transdução de Sinais do CBC, explica as diferenças entre os testes realizados nesta empresa e os mais comuns.
Olhos piscam menos vezes por minuto frente ao computador
2011.12.12
A utilização intensiva de computadores é um assunto que começa a inquietar as sociedades mais desenvolvidas e os especialistas alertam para os malefícios oculares provocados pelo cansaço. Passar horas a fio perante um ecrã de computador diminui a frequência do piscar de olhos, em média, menos de cinco vezes por minuto – aumentando os sintomas do olho seco e irritado e da fadiga ocular, conduzindo a dores de cabeça, visão turva e hipersensibilidade à luz.
Tratar eczema através da roupa
2011.12.12
A dermatite atópica, vulgarmente conhecida por eczema, é uma doença cutânea inflamatória crónica que afeta crianças e que se pode desenvolver na sua forma mais grave na idade adulta. Uma nova forma de terapia vai começar agora a ser testada em voluntários.
Genomas humanos sequenciados pela primeira vez em Portugal
2011.12.12
Arrancou no dia 11 de novembro, no Centro de Inovação em Biotecnologia (CIB) do Biocant, em Cantanhede, o projeto nacional de sequenciação e análise do genoma humano – Porgene, que envolve a sequenciação do genoma de 11 pessoas. O objetivo é avançar no tratamento precoce de doenças, com recurso à recolha de informação biológica de cada indivíduo. Este procedimento permitirá um tratamento personalizado.
A primeira vacina contra a malária poderá chegar em 2015
2011.10.21
Um estudo sobre uma vacina experimental contra a malária revela que, com esta imunização, o risco de infeção em bebés com idades compreendidas entre os cinco e os 17 meses se reduz até metade.

A vacina está a ser desenvolvida pela empresa farmacêutica GlaxoSmithKline. Os resultados foram anunciados e publicados na revista The New England Journal of Medicine.
Sequenciado genoma da bactéria da Peste Negra
2011.10.21
Durante o século XIV, a pandemia que ficou conhecida como Peste Negra matou um terço da população europeia. A bactéria que a provocou foi a Yersinia pestis que volta agora a ser notícia porque uma equipa de investigadores sequenciou a seu DNA tal como era nessa época.
As duas faces do óxido nítrico: Fisiológica e patológica
2011.10.21
O óxido nítrico (NO) é “uma molécula estranha e revolucionária, tem uma importante acuidade dual”, ou seja, é conhecida, de há longa data, como “um poluente atmosférico e, que por seleção natural, funciona como mediador da memória e da aprendizagem no nosso cérebro, mas por outro lado também participa na morte celular, associado a doenças neurodegenerativas, devido à sua toxicidade”, explicou João Laranjinha, investigador da Faculdade de Farmácia e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).
Transformação de jornais em biocombustível pela bactéria TU-103
2011.10.21
Os jornais deitados ao lixo diariamente poderão ser transformados em biocombustível. A TU-103 é uma nova bactéria descoberta pelos cientistas da Tulane University (Nova Orleães, EUA) que é capaz de transformar a celulose presente em folhas de papel em butanol, um biocombustível que se apresenta como um substituto viável para a gasolina.

Novo laboratório nasce no âmbito de Guimarães 2012
2011.10.21
O Laboratório de Criação Digital (LCD), integrado na programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, lança um espaço dedicado à tecnologia,direcionado para jovens entre os 14 e os 18 anos.
Será possível “congelar o cancro”?
2011.7.20
No Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho está a ser usada uma técnica pioneira em Portugal no tratamento de tumores ósseos, trata-se da Crioablação Percutânea. Esta é uma técnica que consiste no congelamento da massa maligna com a introdução de uma agulha especializada guiada através de imagiologia (Tomografia Computorizada - TC), considerada por isso minimamente invasiva.
Foram identificadas proteínas que podem combater o HIV
2011.6.22
O investigador português, André Raposo, que começou o seu percurso na Universidade de Coimbra, licenciando-se em Bioquímica, continuou a sua carreira académica, escolhendo depois desenvolver o seu projecto de doutoramento no laboratório de imunologia retroviral do HIV na Universidade de Oxford, do qual saiu este estudo.
Perda de eficácia do cérebro devido ao Ectasy
2011.6.9
O consumo de ecstasy está associado a uma perda de eficácia do cérebro, o que significa que processar a informação ou executar uma tarefa envolve mais energia deste órgão. Esta foi a conclusão de um estudo feito por investigadores do centro médico da Universidade de Vanderbilt ( nos EUA) e que foi publicado na revista “Neuropsychopharmacology”.
É maior a probabilidade da doença de Alzheimer ser transmitida pela mãe aos seus filhos
2011.5.19
Estudo publicado na revista “Neurology” indica que “pessoas com parentes de primeiro grau com Alzheimer são de quatro a dez vezes mais susceptíveis de desenvolver a doença, comparativamente a outras sem antecedentes familiares”, foi a conclusão a que chegou Robyn Honea, investigador responsável da Universidade do Kansas, nos EUA.
Associação entre implantes mamários e linfoma raro
2011.5.19
Um novo estudo publicado na revista “Plastic and Reconstructive Surgery” sugere uma ligação entre os implantes mamários e uma forma rara de linfoma, cancro que afecta o sistema linfático.
Primeiro vírus vegetal capaz de contaminar o ser humano
2011.5.16
Os cientistas do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), descobriram que a transferência de vírus vegetais para seres humanos pode acontecer. Exemplo disto é o vírus mosqueado suave do pimentão, encontrado no pimento e seus derivados.
Tratamento de quimioterapia para cancro pode tratar a malária
2011.4.29
A malária é uma doença que afecta mais de 225 milhões de pessoas em todo o mundo, e provoca mais de 800 mil mortes, sendo a maioria de crianças.
Nova esperança contra o cancro de pele
2011.4.29
O fármaco RG7204 poderá ser a nova esperança no combate ao cancro da pele. Este é um estudo publicado na revista “Nature” e que promete reduzir até 80% o tamanho dos tumores.
Melhor qualidade de vida para doentes com cancro
2011.4.29
Foi criado um aparelho portátil “NovoTTF-100A”para tratar adultos com um dos cancros mais comuns e que mais resistem aos tratamentos de quimio e radioterapia, o glioblastoma multiforme (GBM).
Nova descoberta que pode conduzir a uma diminuição do risco de tromboses
2011.4.29
Um estudo segundo a fabricante holandesa DSM, que englobou a presença de 300 pessoas comprovou que o Fruitflow, nome com o qual foi patentiado, tem eficácia no melhoramento da circulação sanguínea e diminuição do risco de trombose, embora nutricionistas considerem importante existirem mais estudos sobre este tema.
Algumas zonas do cérebro afectadas pela doença de Alzheimer “encolhem” antes da doença ser diagnosticada
2011.4.19
Foi publicado na revista "Neurology" um estudo que revela que o cérebro de uma pessoa com a doença de Alzheimer começa a encolher dez anos antes de lhe ser diagnosticada a doença.
Novo avanço no conhecimento da doença esquizofrenia
2011.4.19
Uma equipa de investigadores do Instituto Salk, na Califórnia (EUA), conseguiu demonstrar que os neurónios cultivados a partir de células estaminais de pacientes que sofram de esquizofrenia ligam-se muito menos, entre si, e que a loxapina (droga antipsicótica) restaura a actividade neural.
Descoberto mecanismo celular implicado em doenças degenerativas
2011.4.19
Foi descoberto mecanismo básico que ocorre nas células e que poderá tornar as mitocôndrias mais eficientes, podendo conduzir a novos rumos na investigação de doenças como o Alzheimer.
Bactérias resistentes a antibióticos detectadas em água
2011.4.14
Um artigo publicado na última edição da revista “The Lancet”, num suplemento sobre infecções, revela que foi encontrado o gene NDM-1 em amostras de água supostamente potável de Nova Deli, na Índia. Este gene é encontrado em bactérias resistentes à maioria dos antibióticos e conhecido apenas em ambientes hospitalares.
Encontrados cinco genes envolvidos na doença de Alzheimer
2011.4.8
MS4A, ABCA7, CD33, EPHA1 e CD2AP – foram os cinco novos genes descobertos que aumentam o risco de desenvolver a doença de Alzheimer, podendo fornecer novas pistas sobre as causas que despoletam esta doença e prever casos de maior risco.
Dublin , cidade da ciência 2012
2011.4.4
Dublin será a cidade da ciência em 2012, apresentando um programa de actividades dinâmico e multidisciplinar.
Primeiro laboratório à nano escala em Portugal
2011.3.1
Foi inaugurado ontem no Monte da Caparica em Almada o primeiro laboratório de nanofabricação em Portugal. Este laboratório a funcionar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa permite que o pais seja mais competitivo neste domínio da tecnologia.
  2018 © Centro de Ciência Júnior . Política de Privacidade powered by ponto.C | webdesign by walk